Nossa história (Parte 2)

Ajudando os jovens a amar a Bíblia novamente

Devemos compartilhar nosso testemunho?

"Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós." –1 Tessalonicenses 2:8 (NVI)

Quando compartilho a história do Crosspaint, tenho 2 intenções:
glorificar a Deus e te encorajar.

Deus está no controle, Ele "escreve a história" de cada um de nós.

Poucas coisas podem nos ensinar e nos mudar como biografias. Espero que este pequeno trecho da minha vida possa realmente ajudá-lo a orar melhor e mais concretamente por Crosspaint, e a te encorajar no Senhor.

Você está pronto? Vamos lá.

Deus pode transformar sua vida quebrada em algo bom?

"A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo" –Efésios 3:8 (ARA)

Meu nome é Natha e nasci na Alemanha. Como criança eu realmente tinha tudo o que um garoto precisa:

  • saúde
  • uma estrutura familiar intacta
  • e acima de tudo: bros!

Juntos, tacavamos o terror no parque atrás de nossa casa e levávamos o vigia à loucura!
Enquanto eu crescia, basquete, música e skate se tornaram o meu mundo.

Ainda hoje é um mistério para mim como alguém pode, de boa vontade, acrescentar tanta dor à sua própria vida (especialmente com o skate 😉).

Durante este tempo eu também participava com outros cristãos em projetos evangélicos e economizaria dinheiro para participar de acampamentos de verão nos EUA. Parece uma juventude perfeita, não parece?

Mas não era. Eu era apenas um grande hipócrita. Eu conhecia muito bem a Bíblia e sabia exatamente o que responder – a quem e quando – mas eu não conhecia a parte mais importante: Deus.

Talvez eu O conhecesse um pouco. Mas através dos meus atos eu O negava. E assim um grito silencioso começou dentro de mim.

Mas não era. Eu era apenas um grande hipócrita. Eu conhecia muito bem a Bíblia e sabia exatamente o que responder – a quem e quando – mas eu não conhecia a parte mais importante: Deus.

Talvez eu O conhecesse um pouco. Mas através dos meus atos eu O negava. E assim um grito silencioso começou dentro de mim.

Um grito por glória. Procurei por "pais em Cristo", confiei em pastores… e cada vez voltava amargamente desapontado. Minha alma buscava mais. Mais e mais.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." –João 8:36 (ARA)

Eu lia minha Bíblia e ficava encantado, mas a distância entre a glória de Deus e minha vida continuava a crescer cada vez mais. "Sim, Jesus morreu por mim”… Eu provavelmente poderia recitar João 3:16 mesmo em um coma!
Mas a palavra de João 8:36 me deixava louco. Eu não era verdadeiramente livre… portanto Jesus não era verdadeiramente meu salvador.

Fora da zona de conforto?

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." –Oséias 2:14 (ARA)

Meus estudos (Relações Internacionais) me levaram para a Cidade da Reforma: Genebra.

Uma manhã, enquanto eu lia a minha Bíblia no meu quarto, um versículo chamou minha atenção:

"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."
–Tiago 1:27 (ARA)

“É… mas não há muitos órfãos e viúvas em Genebra", pensei para mim mesmo, “nem muitas pessoas vivendo em tribulações". Mas no fundo eu sabia que era tudo uma desculpa. Eu podia simplesmente pular em um avião e voar para um outro país – inúmeros deles têm milhões em necessidade. E foi assim que eu me encontrei na Índia.

Quando cheguei na Índia, fui logo jogado na água fria. Eu ainda não entendo bem porque – se eles apenas erraram feio ao adivinhar minha idade, ou por alguma outra razão… mas eles me avisaram que eu seria o pregador da região... Eu tinha 20 anos de idade!
Pregador da região significa 2 sermões por semana + trabalho pastoral diário tanto com os jovens quanto com os idosos da vila…

Eu tive que me entregar completamente à Deus. Apenas seis horas de eletricidade por dia, sem internet, sem computador, apenas minha Bíblia e um outro livro… Estas foram as horas mais solitárias da minha vida, mas também as mais belas.

Nascia assim a Crosspaint.

Verão de 2005 em uma pequena vila na Índia. YouTube? Ainda nem sequer existia. Plano? Também não tinha. Mas uma coisa ficou claro para mim: isto não seria um sprint, mas uma maratona. Uma coisa, acima de tudo, era certa: a missão. Inspirar a minha geração com a Palavra de Deus. Mas primeiro eu tinha que amadurecer: virar um homem.

Um trabalho secular ou uma escola Bíblica?

"Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico na imensidade das águas, esses veem as obras do Senhor e as suas maravilhas nas profundezas do abismo.” –Salmo 107:23-24 (ARA)

Ok, eu vou pular por cima de muita coisa nesta parte.

Eu comecei minha carreira na indústria financeira. Não porque eu gosto de finanças, mas porque a empresa era simplesmente fantástica… E gostava do desafio de aprender.

E foi isso que eu fiz. O trabalho era super empolgante e tinha condições paradisíacas. Depois de dois anos e meio com uma equipe jovem e dinâmica, fui relocado dentro da empresa para o departamento de vendas. Este trabalho foi feito sob medida para mim. Eu recebi muitas responsabilidades e fui subindo na escada da carreira.

Mas era isso. Eu tinha 30 anos de idade e queria continuar a missão recebida na Índia. Então, para o espanto dos meus colegas, eu pedi demissão.
E agora? Como as coisas iriam ser de agora em diante? Eu morava na Suíça (um país que não é barato) e tinha que pagar por um teto e comida para mim e  minha esposa. Então eu tentei conectar minha missão com um emprego. Meu plano era abrir um "café gospel".
Mas, um telefonema com um bom amigo, e o plano foi pro lixo.

As máquinas foram enviadas de volta, os planos do arquiteto descartados... e lá estava eu, sem direção clara. Fiquei com meu estoque de iogurte congelado e…
Senhor... e agora?

Como um servo pode ganhar a vida?

"De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim…” –Atos 20:33 (ARA)

Bem, foi assim que eu me sentei lá… Sem ajuda financeira, mas com uma missão no meu coração. De onde deveria vir meu dinheiro? O que vai me alimentar? Devo contatar uma igreja ou um grupo missionário, e trabalhar para eles?

Esta pergunta foi rapidamente retirada da mesa. Era importante para mim poder servir ao Senhor Jesus Cristo e não depender de nenhuma instituição. Mas esta postura não respondia a minha pergunta…

Eu não era um cara da informática, mas jovens, que através de negócios online rapidamente criaram sistemas de renda passivos que me encorajaram a entrar. Então eu comecei um negócio online.

Durante a fase de desenvolvimento, uma coisa rapidamente ficou clara para mim: A Internet não apenas colocava pão na minha mesa, mas se tornava parte do meu ministério. Hoje isto faz muito sentido! Onde estão todos os jovens?... na web. Caiu como escamas dos meus olhos. Partes da minha tarefa, que eu não conseguia entender em 2005, agora faziam todo o sentido.

Então eu comecei a passar por todo o processo do que no futuro se tornaria a Crosspaint. Escrever, gravar, desenhar, animar, efeitos sonoros, compor, etc. Eu criei dois vídeos para entender completamente todas as partes do processo.

Quanto vale o Reino de Deus para você?

"But seek first the kingdom of God and his righteousness, and all these things will be added to you.” –Mateus 6:33 (ARA)

Eu rapidamente percebi o quanto trabalho estava por trás da produção de vídeos... e eu sabia que muito dinheiro seria necessário. Eu deveria tentar ganhar o dinheiro eu mesmo e depois colocá-lo no projeto?

As circunstâncias indicavam exatamente que sim, eu deveria. Não demorou muito e eu tive uma oportunidade incrível, ganhar muito dinheiro em um tempo relativamente curto... Então eu o persegui.

Mas quando eu já tinha investido muito tempo, esforço, energia e dinheiro neste projeto empresarial e estava tão perto dele, Deus me mostrou: Este não é o meu caminho para você. Deixe tudo isso e comece o Crosspaint.

Nesses momentos, David Livingstone, o pioneiro e missionário na África, veio à minha mente. Uma vez, enquanto caminhava pelo seu caminho, ele viu um diamante... apenas deitado no chão.

Agora aqui está um segredo sobre diamantes: se você pode facilmente encontrar um no caminho, você pode ter certeza de que bem embaixo muito mais pode ser encontrado… 

Ele poderia ter se tornado um homem rico! Mas isso teria inundado a área com "exploradores" e exploradores de diamantes... o evangelismo teria sido impossível.
O que o Livingstone fez? Ele renovou seu objetivo! Ele jogou a pedra na selva e continuou.
E assim um dos meses mais difíceis – para minha esposa e eu – começou.

Esta decisão foi exclusivamente relacionada ao lucrativo projeto de negócios que surgiu, e não ao meu negócio na internet, que ainda hoje me financia.

Não espere aplausos...

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor , só tu me fazes repousar seguro.” –Salmo 4:8 (ARA)

Eu a chamo de uma comunidade das cavernas. O tempo que David teve com seus amigos na caverna. Não é fácil, mas é muito especial.
Ok, então nossas contas bancárias eram bem redondas (0) e nós tínhamos uma missão gigantesca pela frente. Eu fui à igreja naquela noite e orei: "Senhor, fale comigo".
Ele o fez:

"Se ainda temes atacar, desce tu com teu servo Pura ao arraial… –Juízes 7:10

No dia seguinte eu estava na rua com meu irmão Felix (o irmão de minha esposa) que é muito bom em edição de vídeo. Eu compartilhei meus pensamentos com ele e ele estava realmente animado: "Louco - Eu perguntei ao Senhor esta manhã o que eu deveria fazer com minhas habilidades de edição de vídeo, e agora você compartilha isso comigo"!
Nós concluímos: o Senhor quer que comecemos, e assim começamos os esboços para o primeiro vídeo.

Mas exatamente neste momento nossa conta bancária entrou no vermelho... ainda assim o Senhor abençoou, e neste exato momento, as doações chegaram.*

O interessante é que ninguém sabia sobre o projeto. Todos pensavam que eu fazia algum trabalho para jovens e tinha meu negócio na internet ao lado.
Mas o Senhor viu isso e nos manteve à tona.
Nos meses seguintes, outros se seguiram. Joas foi o segundo no barco. Então, lentamente a convicção cresceu em um ou outro e uma equipe começou a se formar.

Nós trabalhamos ao lado de nosso trabalho mundano, nos feriados e fins de semana. Os vídeos eram no início muito complexos e nós não tínhamos nenhuma experiência de animação. Aprendendo por fazer. Os primeiros vídeos duravam 100 horas. Nós quase não tivemos nenhum clique-clique. Mas nós continuamos a trabalhar. Porque nós não estamos focados em um sprint, mas em uma maratona.

Foi uma luta difícil e ainda é. Mas, estamos impressionados em ver as pessoas sendo profundamente mudadas e acreditamos que isto é apenas o começo.

Estamos muito felizes em ver quantas pessoas entendem nossa missão, compartilham nossa preocupação e ficam atrás de nós em oração e ação.

*Isso foi dado especificamente como uma doação para uso pessoal. Até hoje, nós não usamos nenhuma doação Crosspaint para cobrir as necessidades pessoais.

Crosspaint

O que é Crosspaint hoje?

Nós somos 10 membros de equipes de diferentes cantos do mundo, com idades entre 23 e 40 anos. Nós somos pessoas de diferentes profissões - desde um cara de TI até dois professores, um empresário, um médico, um carpinteiro, alguns designers gráficos, e... mais ou menos tudo o mais no meio.

E ainda assim, todos nós perseguimos o mesmo objetivo: #backtotheword.
Nós queremos inspirar nossa geração novamente para a palavra de Deus.
Os jovens têm que ser alcançados onde eles estão: na Internet. É por isso que este é o nosso foco. Através de pequenos vídeos de animação nós explicamos pontos importantes e conexões na Bíblia, e oferecemos uma boa visão geral dos livros bíblicos.

Através de livros de trabalho nós queremos ajudar os outros a ir mais fundo no estudo pessoal da Bíblia. Com livestreams, contato pessoal e respostas a perguntas, nós ajudamos os jovens em suas situações muito diversas e específicas.
Mas muitos desafios estão chegando. Por mais felizes que estejamos: o crescimento de nossos canais no YouTube, muitos comentários e mensagens diárias do WhatsApp - devemos admitir que estamos alcançando os limites de nossas capacidades atuais. E aqui você pode nos ajudar.

Primeiramente, as primeiras coisas: Ore.
Para nós, para o projeto e para os jovens que queremos alcançar. Se você quer estar atualizado com o que está acontecendo, o que está nos desafiando e o que está nos agradando - assine nosso Crossletter.


Em segundo lugar, nós precisamos que as pessoas passem adiante - compartilhe - nosso conteúdo. Compartilhe os vídeos do YouTube com seus jovens e amigos.


E terceiro, nós precisamos de dinheiro. Um único vídeo custa muitas horas de trabalho e muitos de nós fazemos isso além do nosso trabalho diário. Com mais doações poderíamos produzir mais - e melhores - vídeos, alcançando mais jovens e mudando mais vidas...

Deslogando

Uau... você realmente leu tudo até aqui? Você é o quê? Tem mais de 30 anos? 😉

Não sério, é ótimo que você esteja tão interessado em nós e pense em nós.
Deus te abençoe.

Até que as redes estejam cheias,

Natha e a equipe Crosspaint